Carregando

OLHOS PARA VER, OUVIDOS PARA OUVIR HAROLD WALKER - 29/10

Publicado em: 25/11/2023 Autor/fonte: Harold Walker
OLHOS PARA VER, OUVIDOS PARA OUVIR HAROLD WALKER - 29/10

 

OLHOS PARA VER, OUVIDOS PARA OUVIR HAROLD WALKER – 29/10

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. (João 14:16-19)

Jesus disse que iria embora, mas que enviaria outro Consolador, o Espírito Santo, que estaria “em nós” para sempre. A diferença é que Jesus estava “com eles” e o Espírito estaria “neles”. Contudo, Deus, Jesus e o Espírito são um, então se o Espírito está em nós, o Pai e o Filho também estão.

“...porque não o vê, nem o conhece”. Precisamos entender essa questão de “ver”, “ouvir” e “conhecer”. Nós temos muita dificuldade de conhecer algo que não conseguimos ver ou ouvir, pois conhecemos tudo por meio dos sentidos. Algo interessante nesse aspecto é que podemos controlar o que vemos apenas desviando os olhos, mas o mesmo não acontece com o que ouvimos.

“Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais”. A questão é que o mundo também não via Jesus, pois não o reconheciam como o Filho de Deus mas como um simples carpinteiro de Nazaré. Desta forma, é possível ver e não ver, ouvir e não ouvir.

Por várias vezes, antes de morrer, Jesus disse que enviaria o Espírito Santo. Após ressuscitar e antes de subir aos céus, ele disse:

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. (Mateus 28:18-20)

Alguns dias parece que Jesus não está presente conosco, mas isso não é verdade porque ele prometeu que estaria conosco “todos os dias até a consumação dos séculos”. Ele está conosco em todos os momentos, vê e ouve tudo o que fazemos e falamos, e por isso a Palavra nos exorta: “portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (1 Pd 1:17). É impossível esconder qualquer coisa de Deus! Essa palavra, portanto, é uma promessa e também um motivo de temor.

Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo UMC Jundiaí/SP - 2023

2

 

Espírito de Deus são filhos de Deus. (Romanos 8:13,14)

Se somos filhos de Deus, temos o direito e o dever de sermos “guiados” pelo Espírito Santo. Se Ele está em nós então Ele fala, orienta, dirige e nós o obedecemos. Ora, como seremos semelhantes a Jesus e o manifestaremos ao mundo se não o ouvimos e obedecemos?

Quando você está diante de um espelho, sua imagem reflete exatamente tudo o que você faz; ela “lhe obedece” em tudo. Jesus disse que “o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai” (Jo 5:19). Ele refletia perfeitamente tudo o que o Pai fazia, e nós fomos criados e salvos para também refletirmos Jesus. Para isso, contudo, é necessário que estejamos diante dele, pois como faremos ou diremos algo se não o vemos ou ouvimos?

Como podemos ser guiados por Jesus se ele está à destra do Pai? Pelo Espírito Santo que habita em nós:

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:15,16)

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. (Romanos 8:26)

Sem o Espírito não temos nada, mas com o Espírito temos tudo: somos guiados, intercedemos, ouvimos o Pai e obedecemos. É dessa forma que representamos Jesus ao mundo!

Davi disse: “Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Sl 23:3). Deus tem prazer em nos guiar nas veredas da justiça pois assim seu nome será glorificado. Contudo, se não nos deixarmos ser guiados por Ele, Seu nome será blasfemado pois não o refletiremos. O fato é que Ele nunca nos abandonará, mas nós, infelizmente, podemos abandoná-lo.

Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. (1 Coríntios 2:9-11)

Humanamente falando, não temos noção alguma da realidade por detrás de tudo o que é visível. Porém, Deus no-las revelou pelo Seu Espírito e, por isso, é possível, aqui na terra, vermos e ouvirmos coisas que nunca vimos e ouvimos. O cristão, ao contrário do ímpio, “não vê mas vê”, “não ouve mas ouve”, “não imagina mas imagina” porque tem o Espírito Santo dentro de si. UMC Jundiaí/SP - 2023

3

 

O Espírito é como se fosse um outro sentido e, dentro de nós, Ele nos transmite um conhecimento que os olhos não veem, os ouvidos não ouvem e o coração não imagina. O problema é que, muitas vezes, deixamo-nos levar pelas distrações e só damos valor ao que vemos e escutamos, não atentando ao que o Espírito nos fala e revela.

Nas cartas às sete igrejas, no livro de Apocalipse, ao final de todas elas o Senhor diz: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Portanto, a coisa mais importante da vida cristã é ouvir a voz do Espírito Santo. Quem aprende a ouvir a voz do “Bom Pastor” (João 10) não corre o risco de errar e, assim, cumprirá a vontade de Deus.

Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. (Mateus 13:10-16)

Por que há pessoas que têm ouvidos e não ouvem, têm olhos e não veem? Por que não escutam nem veem o que o Espírito Santo lhes fala e mostra? Porque “o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos”, e Deus só se revela àqueles que têm um coração humilde e quebrantado, pessoas que dizem: “Senhor, eu não sei o que fazer. Se eu fizer por mim vou errar, por isso preciso ouvir a tua voz!”.

Embora o Senhor vos dê pão de angústia e água de aflição, contudo, não se esconderão mais os teus mestres; os teus olhos verão os teus mestres. Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. (Isaías 30:20,21)

Quando estivermos nos desviando do caminho, ouviremos a voz do Senhor nos alertando e corrigindo nosso rumo. Contudo, para ouvirmos essa voz precisamos:

a) Calar nossa voz, nosso “barulho” interior.

Nem sempre Deus fala na oração, mas também em situações do dia a dia ou por meio de outras pessoas. Por exemplo, Deus usou Faraó, um servo de Satanás, para falar com Josias para não atacá-lo, mas ele desobedeceu e por isso morreu (2 Crônicas 35:20-24). Sim, Deus usa quem Ele quer.

Muitas vezes, em nosso tempo de oração e leitura bíblica, estamos tão cheios de coisas na UMC Jundiaí/SP - 2023

4

 

mente e não paramos para ouvir. É difícil nos calarmos diante de Deus, e isso nos leva a fazer orações repetitivas, vazias, e não sinceras.

Davi conversou com sua alma:

Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. (Salmos 42:11)

Ao orar, devo refletir: “Estou feliz? Por que?”. Entendendo o motivo, louvo e agradeço ao Senhor por isso. Mas se eu discirno que estou mal e não quero louvar, devo conversar com minha alma e descobrir o motivo para, depois, poder conversar de forma livre e aberta com Deus. Somente assim estarei apto para ouvir o Espírito e seguir Suas orientações em todas as decisões que eu tiver de tomar. Agindo assim, experimentarei o que Paulo disse:

Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. (1 Coríntios 2:9,10)

b) Não sermos místicos demais.

Muita gente não faz nada sem antes ouvir uma direção clara de Deus. Ora, Ele não quer “robôs”; não precisamos ouvir Sua voz para cada coisinha que vamos fazer. Devemos orar, mas também agir. Se errarmos, o Espírito nos corrigirá. O importante é ter o coração aberto a Ele e receptivo às Suas correções.

c) Não sermos presunçosos ou precipitados.

Alguns fazem uma oração rápida, tipo “reza”, e logo saem fazendo as coisas. Não dão tempo para Deus lhes falar e orientar. Deus quer que, sinceramente, busquemos Sua orientação sem procrastinação nem precipitação.

Que tenhamos sensibilidade para ouvir a voz do Senhor e dar passos de fé em cima do que Ele nos fala. Esse é o segredo para sermos um povo que anda no Espírito e não na carne. Jesus disse a Nicodemos: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” (João 3:8). Que sejamos como um barco a vela, sem motor, que se deixa conduzir pelo vento do Espírito. Amém!

Transcrição e resumo: Luiz Roberto Cascaldi

Artigos
Posts Anteriores
  • Novembro / 2023 - 2 posts
  • Março / 2021 - 1 post
  • Fevereiro / 2021 - 1 post
  • Janeiro / 2019 - 1 post
  • Abril / 2018 - 1 post

Conheça o curso